segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PRIMEIRO PASSO

Hoje mãe e F. foram “bater perna” na José Paulino e eu dei o maior passo que já dei na minha vida.
Tinha combinado com meu chefe que trabalharia somente até o meio dia na segunda e na terça para passar a tarde com minha mãe, o que não deixa de ser verdade, mas aproveitei que ela já estava acompanhada para dar um pulinho no Fórum mais perto da minha casa para me informar e iniciar o processo de adoção.

***
Endereço Fórum Tatuapé
R. Santa Maria, 245, São Paulo, 03085-000
***

O Fórum abre 12:30h para atendimento externo e fui direcionada para a Vara da Infância e Juventude. Tomei um “chá de cadeira” básico de uns 40 minutos e, em seguida, fui atendida por uma Psicóloga, acho que o nome dela é Ana.
A psicóloga me levou para um outra sala e fez algumas perguntas básicas para entender o meu interesse e se eu iria adotar sozinha.
Após as perguntas, entregou-me um formulário (e explicou como preencher), a lista de documentos e os endereços para o grupo de apoio à adoção, uma nova exigência legal.
No começo, ela não foi muito clara com relação a quais documentos tinham mais pressa e quais podiam ser entregues depois, mas dei uma apertada e ela deixou claro que sem o grupo de apoio o processo não anda.
Disse também que no dia 5/12 vai ter uma palestra no fórum para os interessados e que se eu já tiver entregue todos os meus documentos eu já serei intimada para essa palestra. E aí depois disso já é a fase de entrevistas.

***
CPA – Relação de documentos
Carteira de identidade (RG)
Cartão de identificação (CPF)
Certidão de casamento (de expedição recente)
Certidão de nascimento, se solteiro (de expedição recente)
Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, energia elétrica, correspondência bancária ou de cartão de crédito, etc)
Comprovante de rendimentos ou declaração equivalente (holerite, declaração de imposto de renda, etc)
Atestado ou declaração médica de saúde física e mental
Fotografias dos pretendentes e de sua residência (parte interna e externa)

Grupos de apoio à adoção
UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul
Rua Professor João de Oliveira Torres, 306 – Jd. Anália Franco – Telefone 2268-0867
GAASP Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana (SESC Vila Mariana) – Telefone 2994-2103
Universidade presbiteriana Mackenzie
Rua da Consoloação, 896 – Cerqueira César – Centro – Telefone 2114-8484
UNIP – Universidade Paulista
Rua Antônio de Macedo, 170 – Parque São Jorge – Telefones 2098-0415 / 2091-5875
***

Da lista de documentos, o mais difícil, no meu caso, é a certidão de nascimento de expedição recente já que estou em São Paulo e sou de Salvador. Mas nada que mãe ou Edite não possam tirar por mim, o duro foi explicar para mãe para que eu quero isso. Disse que era aqui no trabalho que estavam exigindo e enchendo o saco.

Já saí de lá direto para UNIP, que fica na mesma rua, mas, por conta do feriado do dia do professor, não reabriria até quarta feira. Como a maioria dos grupos estavam ligados a alguma universidade, resolvi esperar até quarta para tentar entrar em contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário